Quintais Produtivos: alternativa viável de superação do momento difícil da pandemia

Postada em 27/05/2020 ás 16h37 - atualizada em 27/05/2020 ás 16h59

Quintal produtivo na Comunidade Kolping Cipó

O projeto Quintais Produtivos Orgânicos, desenvolvido pela Obra Kolping do Piauí, estão se sobressaindo como importantes alternativas para as famílias da Zona Rural que estão em isolamento social, evitando o contágio e a disseminação do novo Coronavírus.

Um exemplo de quintal produtivo orgânico, apoiado pela Kolping Piauí, fica na Comunidade Kolping Cipó, na zona rural do município de Pedro II. Durante a pandemia, moradores se alimentam utilizando a própria produção sem precisar se deslocar até a cidade para comprar alimentos.

Na comunidade, moradores criam peixes, caprinos e ovinos, porcos e galinhas, produzem frutas, cana de açúcar, mudas de plantas ornamentais, mandioca e cheiro verde; e fabricam temperos de pimento em conserva. Geovane Sousa, que coordena o projeto da Comunidade Kolping, explica que o quintal produtivo está sendo uma benção na pandemia.

"Neste período de quarentena, os Quintais Produtivos surgem como uma alternativa das mais viáveis para que as pessoas possam superar esta fase tão difícil que estamos passando com o isolamento social, sem poder sair de casa. Com os  quintais, as famílias podem tirar o alimento de qualidade, sem agrotóxico, tudo produzido de forma integrada e orgânica", falou Geovane Sousa.