Instituto Viva Cidadania e Kolping do Piauí constroem cisternas e capacitam pedreiros

Postada em 23/08/2017 ás 10h14 - atualizada em 23/08/2017 ás 19h49

A Obra Kolping do Piauí em parceria com o Instituto Viva Cidadania e Comitê Betinho de São Paulo, veem ao longo deste ano realizando ações que contribuem para a convivência com a seca no estado do Piauí e com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri, as famílias são capacitadas a receber essa tecnologia.

No município de Piripiri, norte do estado do Piauí, estão sendo construídas 15 cisternas de 16 mil litros d'água para o consumo humano. Para que as famílias possam utilizar a água foram capacitadas passo-passo por todos os profissionais da área. O objetivo é conscientizar a população para o convívio com o semiárido e o manejo adequado das tecnologias.

As comunidades beneficiadas sofrem com a escassez de água e os poucos reservatório que tem são de água salobra e imprópria para o consumo humano, "A gente aqui vai pegar água muito longe, e nem serve para beber, apenas para lavar e banhar, pois até o café que é feito com ela fica ruim. E agora com a cisterna vai mudar nossa vida, pois ter água boa no quintal de nossa casa é uma graça de Deus" diz Dona Marcela de 76 anos.

Um grande diferencial desse projeto é que também há capacitação de pedreiros na área de cisternas, possibilitando a profissionalização dos mesmos e a geração de renda dentro da própria comunidade.