A OBRA
  DIRETORIA

HOME

Notícia »

OBRA KOLPING INAUGURA 53 CISTERNAS NO QUILOMBO MIMBÓ

Postada em 01/06/2021 ás 21h56 - atualizada em 01/06/2021 ás 21h56

OBRA KOLPING INAUGURA 53 CISTERNAS NO QUILOMBO MIMBÓ

Inauguração da cisterna na residência de Seu Edmilson, no Mimbó

Na última sexta-feira, dia 28, a Obra Kolping do Piauí inaugurou 53 cisternas de placa de cimento no Quilombo Mimbó, município de Amarante (PI), sendo uma delas em uma escola pública. O projeto de inclusão social abrange também a distribuição de máscaras e de filtros de água; e beneficia pedreiros com a geração de trabalho e renda.



As cisternas foram construídas pela Kolping por meio do Termo de Colaboração firmado entre a ONG Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido e o Ministério da Cidadania. 



A comunidade tem 201 anos de povoamento. Foi fundada por um grupo de escravos que fugiram dos maus-tratos que sofriam em fazendas no Estado de Pernambuco. Na época da fuga, os pioneiros ficavam escondidos numa caverna do outro do Riacho Mimbó. Quando tiveram a certeza de que os fazendeiros não vinham mais para capturá-los, atravessaram o riacho e se instalaram onde hoje fica a localidade.



As famílias do quilombo enfrentam sérias dificuldades de abastecimento de água. Atualmente os moradores recorrem a dois poços tubulares para ter água de beber e para usos domésticos. Quando estes secam, a opção é o Riacho Mimbó que fica distante das residências. Além disso, o percurso conta com uma ladeira que prejudica as famílias durante a obtenção da água para o consumo em suas residências. 



Com as cisternas, os moradores vão ter água de melhor qualidade para beber e para os afazeres domésticos; além disso, terão mais tempo para cuidar da agricultura familiar e dos trabalhos de geração de renda ligados ao artesanato. Há ainda uma demanda de 120 cisternas na localidade. Com isso, a Obra Kolping do Piauí, o Comitê Betinho e o Movimento Negro de São Paulo estão articulando um projeto que visa garantir cisternas para todas as famílias.  



Paralelo à construção das cisternas de placas de cimento, conhecidas como tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva, a Obra Kolping do Piauí está executando o projeto de produção e distribuição de máscaras para a população, feito em parceria com o Governo do Estado do Piauí, Secretaria Estadual do Planejamento e Banco Mundial.



As famílias beneficiadas passaram por formações, a exemplo dos cursos de gerenciamento de recursos hídricos, que além de fortalecer a troca de conhecimento entre equipe técnica e a comunidade, estimulam as famílias e se engajarem em todas as etapas do projeto e assumirem a contrapartida, a exemplo da escavação.



No Semiárido do Piauí já foram construídas quase 68 mil cisternas para garantir acesso à primeira água, que é a água para consumo humano (beber e cozinhar prioritariamente). 



Com os cortes de orçamento federal que vem ocorrendo, o número de construções decaiu a cada ano, contabilizando 94% de queda nos últimos seis anos em toda região semiárida do Brasil. No estado do Piauí ainda há uma demanda de 47,17% para que as cisternas de primeira água sejam universalizadas.


PUBLICADO POR: Kolping do Piauí
Comentários »
Veja também »

A OBRA

A Obra Kolping do Piauí é uma organização da sociedade civil sem fins econômico com atuação em 70 municípios do Estado do Piauí e com sede na cidade de Teresina.

Ver mais...
FACEBOOK
PARCEIROS
Obra Kolping Internacional
Obra Kolping do Brasil
Instituto Viva Cidadania
Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido
Fiocruz
Comitê Betinho SP
Cáritas Brasileira - Regional do Piauí
Asa Brasil
Alimente Além do Corpo

Rua Simon Bolívar, nº 3978, Bairro Dirceu Arcoverde II - Teresina Piauí - CEP: 64077-450

Presidente: Francisco Machado Santana | Coordenador: Raimundo João da Silva | Diretor financeiro: João Arison Bezerra de Mesquista

Área restrita - Cadastro de comunidades

© Copyright 2021 :: Obra Kolping do Piauí :: Todos os direitos reservados

Site desenvolvido pela Lenium